• 22-99958-3550
  • pablo@pabloklaver.com
  • Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil
Blog
Sala de Aula Invertida

Sala de Aula Invertida

Metodologia Sala de Aula Invertida

 

A metodologia da sala de aula invertida (SAI) é uma abordagem pedagógica em que os alunos estudam os conteúdos em casa, através de vídeos, textos ou outros materiais, e depois participam de atividades mais interativas e aplicadas em sala de aula (Figura 2).

Tem ganhado destaque em todo o mundo por ser uma forma de promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. A sala de aula invertida permite que os alunos sejam mais autônomos no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que permite que o professor se concentre mais em atividades interativas e na aplicação do conhecimento (BERGMANN; SAMS, 2012).

 A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom em inglês, é uma abordagem pedagógica que inverte o papel do aluno e do professor na sala de aula. Na abordagem tradicional, o professor apresenta o conteúdo em sala de aula e os alunos realizam atividades e exercícios em casa.

Na sala de aula invertida, a apresentação do conteúdo é realizada fora da sala de aula, geralmente por meio de vídeos, leituras ou outros recursos online.

Em seguida, na sala de aula, os alunos se envolvem em atividades mais interativas, como discussões em grupo, trabalhos em equipe e resolução de problemas, enquanto o professor atua como facilitador do processo.

A ideia por trás da sala de aula invertida é que os alunos possam ter mais controle sobre o próprio processo de aprendizagem e possam se engajar em atividades mais ativas e significativas em sala de aula, em vez de apenas absorver informações passivamente.

Além disso, essa abordagem também permite que o professor tenha mais tempo para se concentrar nas necessidades individuais dos alunos, fornecendo feedback e orientação mais personalizados.

A sala de aula invertida tem sido aplicada em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até a graduação, e em diferentes áreas do conhecimento.

Embora a abordagem possa exigir mais trabalho prévio por parte do professor na preparação de materiais e recursos para os alunos, muitos educadores relatam resultados positivos em termos de engajamento dos alunos, melhoria da aprendizagem e maior satisfação dos alunos com o processo de ensino e aprendizagem.